(87) 3847 - 2049

9 9603 - 0609

9 9958 - 7530

A Número

do seu 

Coração!

Justiça Federal condena quatro acusados de roubar carga de Sedex

30 SET 2016
30 de Setembro de 2016

A Justiça Federal em Pernambuco condenou quatro acusados de assaltar um caminhão dos Correios e roubar uma carga de encomendas de Sedex. O crime ocorreu  em maio deste ano, em Pombos, no interior do estado. O grupo foi alvo da ‘Operação Positus’, deflagrada pela Polícia Federal em junho. No dia 19 deste mês, os agentes prenderam o último suspeito de integrar a organização.


De acordo com a sentença, três réus vão cumprir penas que vão de seis anos e sete meses a 10 anos, dois meses e 25 dias de reclusão, em regime semiaberto. O outro homem  deverá cumprir 10 anos, dois meses e 25 dias de reclusão em regime fechado. A diferença é que um dos acusados  já tinha sido preso anteriormente e condenado a oito anos de cadeia. A Justiça também determinou o pagamento de multa.


Segundo o Ministério Público Federal (MPF), que apresentou a denúncia, o crime foi planejado com dez dias de antecedência. O grupo fez o monitoramento da central do serviço de Sedex e observou os horários de entrada e saída de veículos. Eles sabiam, por exemplo, que o caminhão em questão trafegava sempre sozinho e que, na data marcada, ele estaria carregado de produtos eletrônicos.


Conforme a denúncia apresentada à Justiça, três integrantes do grupo seguiram e abordaram o veículo, usando outros dois carros. O motorista do caminhão ficou sob o poder dos criminosos, em um desses veículos, por três horas. O condutor foi liberado na BR-101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Um dos homens passou a dirigir o caminhão. O veículo foi abordado por policiais militares momentos antes da liberação da vítima, que estava em outro veículo.


Os condenados encontram-se presos preventivamente no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Eles não poderão apelar em liberdade. O MPF recorreu da sentença para aumentar as penas e requerer o cumprimento em regime fechado para todos os réus.


Ação
A 'Operação Positus' ocorreu no dia 17 de junho de 2016. Quinze policiais federais, divididos em três equipes, prenderam três pessoas e cumpriram três mandados de busca e apreensão, além de um de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento.


Na época, faltou apenas a captura do suspeito, que acabou sendo detido posteriormente. A palavra “postal” provém do latim “positus”, nome dado aos postos de correio situados ao longo dos caminhos para dar descanso aos mensageiros.


Investigações

As investigações tiveram início com a prisão em flagrante de um dos integrantes da organização, que participou de um assalto no dia 19 de maio deste ano, na BR-232, no município de Pombos. Na ocasião, um dos suspeitos conseguiu fugir e o outro foi preso por policiais militares do 21º Batalhão.


Após uma perseguição, o suspeito se jogou do caminhão depois que os policiais atiraram contra o pneu do veículo, obrigando sua parada. Após a autuação do flagrante, as investigações prosseguiram no intuito de identificar os demais membros da quadrilha. O grupo atuava com o monitoramento dos caminhões de carga de Sedex, realizando a abordagem em rodovia e mantendo o motorista da empresa em cárcere privado até descarregar as encomendas.

Voltar


Tá Feliz

Tá na Cidade,